![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNGhTXJU7xYCJiOQLtyi_bQC658qW_6luyxuqdGk9n62MuOQluShZSSRyij_V_10XoOFQarWQ53cIL2xpw0HzlYqcjqywAhMJmetnUobj8C1am0ClPTWsGeG61vXqV4lk6ZAPyaKXVSwfQ/s1600/cartinha.jpg)
Nosso aluno Pedro( nome fictício), 7 anos de idade, matriculado no 2º ano do ensino fundamental da escola EMEIF Professor Antônio Virgílio Zaniboni, apresenta dificuldades em ler e escrever. Observamos que suas habilidades e desempenhos estão abaixo do esperado para sua idade.
Informamos à família através
de avaliação descritiva a dificuldade constatada durante o primeiro trimestre
deste ano letivo.
Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
Apresenta uma leitura silabando ,demonstra muita dificuldade na leitura e escrita de pequenos textos. Apesar de nossas intervenções como atividades lúdicas, simulações de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a utilização de materiais manuseáveis, tais como alfabeto móvel,fichas de leitura de diferentes gêneros textuais e palavras cruzadas, ele ainda demonstra dificuldade na leitura e escrita
Observamos, também, sintomas
de dores de cabeça principalmente após
ter se esforçado na tentativa de ler ou escrever. Foi realizado exame
oftalmológico e foi constatada a necessidade de utilizar óculos.
Mas mesmo utilizando óculos a
quase dois meses continuou a apresentar os sintomas de dores de cabeça e
dificuldades na tentativa de leitura.
Estamos enviando-o ao
atendimento psicopedagógico para analisarem a sua dificuldade no domínio da
leitura e escrita, omissão de letras, e escrita frequentemente invertida.
Lentidão para escrever não acompanhando os conteúdos propostos para o 2º ano.
Agradecemos desde já a sua
colaboração e esperamos um retorno em breve.
Professora Maria Rita
Mamãe Cicera, pude notar que o Pedro mesmo sendo muito inteligente está com dificuldades no aprendizado. Muitas vezes por esse motivo se recusa em realizar algumas atividades propostas.
Observo que o Pedro sente-se constrangido com tal dificuldade, o que muitas vezes gera comportamentos agressivos e de isolamento.
Como a senhora mesmo já informou que o levou para o oftalmologista e que mesmo assim não foi solucionado a dificuldade de aprendizagem,
gostaria de encaminha-lo para uma profissional especializada que poderá identificar e auxiliar o Pedro nesse processo de aprendizado, de leitura, de convivencia e de associação de letras.
Estou entrando em contato pois tenho observado seu cuidado e preocupação sobre esta situação. Acredito que essa comunicação seja de grande importância, pois temos algo em comum, o bem estar do nosso menino Pedro!
Profª Clarice Pereira Martins (nome fictício)
Nenhum comentário:
Postar um comentário